amp templates

O Simpósio - Informações

PÚBLICO ALVO DO EVENTO 

Servidores, Estagiários e Bolsistas do Colégio Universitário da UFMA;
Estudantes de graduação e pós graduação;
Professores e pesquisadores da Rede Pública e Privada que se interessam pela temática;

FORMA DE INSCRIÇÃO 
Inscrição por categoria:


SUBMISSÃO DE TRABALHOS 

Serão aceitas apresentações de trabalhos na modalidade de comunicação oral, que deverão versar sobre um dos Grupos de Trabalho do Simpósio. São eles:

GT Ensino de Língua Portuguesa e a Reforma do Ensino Médio - coordenação Carolina da Silva Portela, Ofliza Vieira da Silva Rios e Danielle Mendes.
O Novo Ensino Médio e os novos parâmetros da BNCC fomentam, no âmbito do ensino-aprendizagem da Língua Portuguesa, o desenvolvimento de capacidades no que se refere à produção, recepção, tratamento e análise das linguagens, enfatizando a formação do aluno numa dimensão humanizadora, transformadora e mobilizadora. Nesse viés, este grupo de trabalho se interessa por pesquisas e experiências didáticas que enfatizem o desenvolvimento inovador das unidades temáticas prevista para o ensino de língua portuguesa (Leitura/escuta, Produção escrita/multissemiótica, Oralidade, Reflexões sobre Norma Culta), bem como, àqueles que evidenciem a importância dos estudos literários no contexto da sala de aula e como suas diversas facetas são contempladas no Ensino Médio, para além de sua trivial “didatização”. Nessa perspectiva, também serão aceitos trabalhos que abordem as práticas digitais, capazes de promover a aprendizagem em sintonia com as questões da vida contemporânea.

GT Ensino de Língua Portuguesa no Ensino Fundamental - coordenação: Raimundo Nonato Ferreira dos Santos e Maria Jandira de Andrade.
Este grupo de trabalho visa à submissão de pesquisas voltadas para as conjecturas do ensino e da aprendizagem do componente curricular de Língua Portuguesa no Ensino Fundamental a partir dos postulados especificados na BNCC; dentre eles, as dez competências. Serão aceitas propostas de cunho pedagógico inovador que objetivem contribuir positivamente para o ensino e a aprendizagem deste componente curricular e superar as dificuldades constatadas nesta etapa de ensino nas diferentes modalidades (oral, escrita, leitura e multimodal). Além disso, os trabalhos poderão se voltar para a construção de material didático e a formação docente como propostas de intervenção no trabalho docente.

GT Ensino de Língua Estrangeira - coordenação: Maria Teresa Rabelo Rafael e Samya Helena dos Santos Ribeiro.
Este grupo de trabalho pretende concentrar a apresentação de pesquisas na área de ensino de línguas estrangeiras (Francês, Inglês, Espanhol), ensino de línguas na educação básica e/ou problematizações que relacionem o ensino de línguas estrangeiras e a construção de currículos sob a ótica da BNCC. Para contemplar a diversidade de perspectivas, contextos, situações e propósitos relacionados ao ensino, aceitará investigações que também tratem sobre formação de professores, trabalho docente, pesquisas sobre atuação docente e elaboração de material didático.

GT Ensino de Artes - coordenação: Jorge Milton Ewerton Santos e Micael Carvalho dos Santos
Este Grupo de Trabalho objetiva discutir, refletir e avaliar as configurações da Base Nacional Comum Curricular (BNCC) em todos os níveis de ensino da educação básica (educação infantil, ensino fundamental e ensino médio) para o ensino de Arte. Poderão submeter trabalhos para este GT autores(as) interessados(as) na temática abordando a dimensão mais geral do ensino de Arte na escola ou tratando especificamente das linguagens artísticas (Artes Visuais, Dança, Teatro e Música). Ainda, serão aceitos trabalhos que articulem discussões sobre a Lei 13.278/2016 e políticas educacionais para o contexto escolar, incluindo proposições de organizações curriculares para o contexto do ensino de arte na educação básica.

GT Ensino de Educação Física - coordenação: Camila Fernanda Pena Pereira e Ana Maria Lima Cruz
Grupo de trabalho dedicado em refletir e debater acerca dos estudos sobre a inserção do componente curricular, Educação Física, no âmbito da Educação ao seu ordenamento legal e suas práticas pedagógicas, considerando: as configurações curriculares apresentadas na Base Nacional Comum Curricular (BNCC) e suas implicações frente ao processo de formação profissional e do mundo do trabalho. Serão aceitos trabalhos que versem sobre as temáticas envoltas ao contexto desse componente tais como: inclusão e diferença; corpo e cultura; atividade física e saúde; treinamento esportivo; políticas públicas de esporte e lazer; gênero; Programa institucional de bolsas de iniciação à docência (PIBID); Residência Pedagógica (RP) e Relações étnico raciais, assuntos esses, inerentes e pertinentes ao campo da educação básica.

GT Tecnologia e Ensino - coordenação: Odla Cristianne Patriota Albuquerque, Nélio Alves Guilhon, Fernanda Vanessa de Jesus da Silva.
O GT Tecnologia e Ensino visa ao estudo e pesquisas relacionadas à inserção, uso e desenvolvimento de Tecnologias Digitais de Comunicação e Informação (TDCIs) no meio escolar (presencial, remoto ou híbrido). Para tanto, é importante que os interessados em fazer parte do GT considerem que as tecnologias educacionais têm como objetivo expandir a experiência de aprendizado, oferecendo dinamicidade e interatividade aos estudantes envolvidos no processo. Para os educadores, a tecnologia é uma grande aliada no seu desenvolvimento, ampliando e aprimorando as competências docentes. Assim, trabalhos empíricos e/ou estudos de casos podem ser apresentados tanto no âmbito discente, quanto docente.

Para inscrever-se os interessados deverão acessar o menu acima Inscrição para ser redirecionado para a plataforma de inscrições do evento, preencher o cadastro de inscrição e enviar RESUMO em parágrafo único, incluindo título do trabalho, autoria, corpo do texto (ressaltando o objetivo, a metodologia, os resultados e as conclusões do trabalho) e palavras-chave (até cinco). Não deve conter tabelas, gráficos, figuras, referências bibliográficas, subtítulos e citações. Mínimo de 100 e máximo de 250 palavras.

Cada proponente poderá submeter até dois trabalhos no mesmo Grupo de Trabalho ou em Grupos de Trabalho diferentes, de forma individual ou em dupla. 

Além das apresentações de Comunicação Oral nos Grupos de Trabalhos, que acontecerão via Google Meet, acontecerão duas mesas redondas:
Mesa de Abertura: Ensino de Linguagens frente ao novo contexto da Base Nacional Comum Curricular com         Ivo Rosário (UFF)
     Ribamar Junior (Colégio Técnico – Floriano)
     Mediação: Profa. Ludmila Portela Gondim Braga (COLUN- UFMA).
Mesa de Encerramento: Linguagem e Tecnologia: implicações práticas no contexto escolar
     Debora Suzane Gomes Mendes (UEMA)
     Othon de Carvalho Bastos Filho (UFMA)
     Mediação: Profa. Odla Cristianne Patriota Albuquerque (COLUN- UFMA)

As mesas redondas serão veiculadas pelo canal do Youtube do Colégio Universitário.
As inscrições serão realizadas na plataforma do evento e as participações serão certificadas mediante inscrição na plataforma. Os resumos e os trabalhos completos serão publicados em um ebook do evento.

INSTRUÇÕES PARA A FORMATAÇÃO
O texto a ser submetido pelos autores conterá apenas um arquivo de texto completo, escrito em língua portuguesa, em PDF, com o formato adiante indicado. Os próprios autores deverão gerar o arquivo em PDF antes da submissão na página do evento.
Tamanho: No ato da submissão, cada autor deverá enviar apenas o RESUMO em parágrafo único, incluindo título do trabalho, autoria, corpo do texto (ressaltando o objetivo, a metodologia, os resultados e as conclusões do trabalho) e palavras-chave (até cinco);
Não deve conter tabelas, gráficos, figuras, referências bibliográficas, subtítulos e citações. Mínimo de 100 e máximo de 250 palavras;
Papel: A4 (29,7 x 21 cm);
Orientação do papel: retrato;
Margens:
     i. superior - 3 cm
     ii. inferior - 2 cm
     iii. direita - 2 cm
     iv. esquerda - 3 cm
Fonte: Times New Roman, tamanho 12 em 100%;
Espaçamento: simples;
Texto: justificado.

INSTRUÇÕES PARA SUBMISSÃO
- Os trabalhos deverão ser submetidos pela página de inscrição do evento, onde estarão disponíveis: campos de identificação e instruções para encaminhamento de arquivo eletrônico com o resumo.
- Os autores são os responsáveis para que os trabalhos estejam de acordo com as características e com os critérios técnicos apresentados nesta chamada.
- Interessados em submeter trabalhos poderão inscrever de um a dois trabalhos. A contagem do número de trabalhos não distingue autoria de coautoria.
- Não será aceita múltipla submissão do mesmo trabalho.
- A versão em PDF enviada será definitiva.
- Os trabalhos deverão ser submetidos para avaliação, seleção e divulgação em um dos Grupos de Trabalhos disponíveis.

PUBLICAÇÃO DE LIVRO
Os trabalhos aceitos para a apresentação na programação do evento serão incluídos na publicação de um livro. Os artigos completos que comporão essa publicação deverão ser enviados no email: slcolun@gmail.com até o dia 30 de setembro de 2022.
Formatação do artigo para o livro.


FORMATO DAS APRESENTAÇÕES
Ao submeter seu trabalho, o/a(s) autor(es/as) aceita que ele seja apresentado em formato de comunicação oral online, salas virtuais que serão informadas por email. A organização do tempo de apresentação ficará a cargo das coordenações dos Grupos de Trabalho, que em decorrência das inter-relações entre os trabalhos aprovados e a disponibilidade de tempo/espaço, poderá prever ou não tempo-limite de 15 minutos, seguida de debates imediatos ou ao final da sessão, utilização dos slides ou leitura do texto.

CONTATO
I Simpósio de Linguagens – COLUN/UFMA
Email: slcolun@gmail.com
Grupo de Pesquisa Labirinto
Coordenação:
Profª Ludmila Portela Gondim Braga – ludmila.gondim@ufma.br
Profª Maria Teresa Rabelo Rafael – maria.rafael@ufma.br

© COLUN/UFMA 2022.
Todos os direitos reservados.