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Organização, produção e criação de recursos pedagógicos de acessibilidade para os alunos público-alvo da educação especial.

O curso de Aperfeiçoamento “Organização, Produção e Criação de Recursos Pedagógicos de Acessibilidade para os Alunos Público-Alvo da Educação Especial do Colégio Universitário – COLUN” fomentado pela Secretaria de Educação Continuada, Alfabetização, Diversidade e Inclusão (SECADI/MEC), por meio do Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação (FNDE), é uma iniciativa que propõe a capacitação de profissionais da educação básica, que desenvolvem atividades de docência, preferencialmente, do Atendimento Educacional Especializado, ou de docência do ensino comum da Educação Básica de escolas das redes públicas no estado do Maranhão.

O curso visa a garantia da qualidade do ensino e do atendimento dos estudantes público da Educação Especial, capacitando professores com conhecimentos específicos, na medida em que corrobora para a aprendizagem das necessidades desse alunado.
Pautando-se nos dispositivos legais e documentais que versam sobre o direito de todos à educação, bem como às atribuições do professor do AEE, elencada na Resolução nº 4/2009, Art. 13, Inciso I, que consiste em “Identificar, elaborar, produzir e organizar serviços, recursos pedagógicos, de acessibilidade e estratégias considerando as necessidades específicas dos alunos público-alvo da Educação Especial e na afirmação e fortalecimento da Política Nacional da Educação Especial na Perspectiva da Educação Inclusiva (PNEEPEI), com a publicação da cartilha, em 2023, que observa o compromisso do governo Lula ao retorno do cuidado com a educação inclusiva, dispondo de investimentos significativos em formação, infraestrutura, transporte e recursos de tecnologia assistiva.

Uma vez que os conteúdos ministrados geram materiais pedagógicos produzidos e construídos pelos cursistas e aplicados pela comunidade escolar, este curso traz princípios da práxis pedagógica, voltadas para a inclusão socioeducacional, que articula teoria e prática, conhecimentos pensados, refletidos e materializados, assegurando processos de ensino e de aprendizagem cada vez mais inclusivos, diante da diversidade humana.



Quantidade de Vagas: 300 vagas para professores
Modalidade : Presencial.
Carga Horária: 160h.

INFORMAÇÕES:
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